top of page

O Cartão Postal de Cascais

Conheça Casa de Santa Maria e Farol de Santa Maria




Bela, glamourosa e serena, esta vila com o mar à porta e a serra à janela, tem muito para descobrir e oferecer. Não foi por acaso que reis e príncipes de todo o mundo escolheram Cascais como lugar de veraneio.


Um dos postais ilustrados de Cascais é a casa de Santa Maria, com traço do arquiteto Raul Lino foi o palacete foi construído no início do século XX por Jorge O`Neil, descendente da Real Casa Soberana da Irlanda. No interior, destacam-se os seus belos azulejos e tetos de madeira.


Durante cem anos foi residência privada, tendo sido objeto de duas ampliações. Conheceu três proprietários: Maria Teresa O`Neil e D. António Avillez, em 1918-20; José Lino, irmão de Raul Lino; e em 1934, Manuel Ribeiro de Espirito Santo Silva, em cuja descendência se manteve 70 anos.

Com a família Espirito Santo recebeu a visita de personalidades ilustres, como a Grã-duquesa Carlota do Luxemburgo e a sua família, os Condes de Barcelona, o Rei Humberto II de Itália, os Duques de Windsor, entre outras.

Em 2004 foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais. Agora Património Nacional, as suas portas encontram-se abertas à fruição pública, tendo em 2012 sido classificada como Monumento de Interesse Público.


Ao lado fica o Farol de Santa Maria, que agora acolhe um museu dedicado aos antigos faroleiros. É possível aceder ao topo do farol para uma vista deslumbrante sobre a Vila.


Para um copo o ponto de encontro é no farol, seja para comer, beber ou para ver uma emissão de rádio a acontecer. O Lusophonica abriu dentro do Farol de Santa Marta, em Cascais, mesmo à beira-mar. Aqui serve-se brunch todo o dia e petiscos ao final da tarde, bebe-se café de especialidade e há uma rádio online a pescar os sons da lusofonia. Isto para não falar na esplanada dispersa mesmo no acesso ao farol que serve para grandes serões com brisa marítima e música a acompanhar.


Para chegar a este cartão postar de Cascais você pode caminhar pela via marítima ou então experienciar um tour de Stand up Paddle com a Sup com Alma. :)





Posts recentes

Ver tudo

Sup Yoga

bottom of page